A Usina Elevatória de Pedreira foi inaugurada em 1939 com a entrada em operação da unidade 4, primeira unidade reversível do mundo em operação comercial, ou seja, com possibilidade de funcionamento tanto como geradora de energia, tanto como bomba. Posteriormente foram instaladas as demais unidades, que totalizam hoje oito, sendo sete reversíveis e uma que funciona apenas como bomba, todas com turbinas dotadas de rotor

clique para ampliar

Usinas Elevatórias
Para o aumento da capacidade de geração da Usina Henry Borden foram realizadas, na década de 30, as seguintes obras: retificação e reversão do Rio Pinheiros, formação do Reservatório Billings, construção das usinas elevatórias de Pedreira e de Traição.

tipo Francis, movidas por motores síncronos. As águas do Canal Pinheiros passam para o Reservatório Billings através desta usina, cuja capacidade atual de bombeamento é de 395m3/s, elevando as águas em cerca de 25 m. De acordo com a Resolução Conjunta SMA/SES 03/92, atualizada pela Resolução SEE-SMA-SRHSO-I, de 13/03/96, as águas do Canal Pinheiros não podem mais ser bombeadas continuamente para o Reservatório Billings. Esse bombeamento é feito somente quando as vazões provocadas pelas chuvas elevam o nível das águas dos rios Pinheiros e Tietê, podendo provocar enchentes na região.

 
 
Usina Elevatória Pedreira